sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

Esclarecimento sobre o iPod Touch January Update

Tenho recebido alguns e-mails e alguns comentários aqui no blog sobre o iPod Touch January Update, de pessoas que não conseguiram fazer a compra utilizando algum cartão de crédito brasileiro, mesmo sendo internacional. Vou tentar ser um pouco mais detalhista em dizer como consegui comprar a atualização utilizando meu cartão de crédito.

Primeiramente, eu já tinha uma Apple ID cadastrada no site da Apple. Essa identificação, só era usada por mim para baixar atualizações gratuitas do site, entre outras coisas relacionadas ao site da Apple. Quando saiu a atualização para o iPod Touch no iTunes, acessei o iTunes Store através do próprio iTunes.
Logo na página inicial, havia o banner
da atualização. Cliquei nesse banner, e apareceu uma janela de pop-up pedindo que digitasse meu Apple ID e minha senha. Assim fiz, e surgiu uma outra tela dizendo que minha Apple ID não estava cadastrada para utilizar os serviços da Apple Store. Em seguida surgiu uma tela com um contrato, pedindo para Aceitar ou Não.
Na tela seguinte, alguns dados meus já estavam preenchidos (inclusive meu endereço real no Brasil, porém com país selecionado Estados Unidos). Logo no começo do formulário, o primeiro campo dizia respeito ao cartão de crédito. Preenchi com todos os dados do cartão (inclusive código de segurança e data de expiração). Na parte do endereço, procurei o endereço completo de um conhecido meu nos EUA, e preenchi corretamente (mantendo o país Estados Unidos selecionado no camp
o Country). Quando cliquei para continuar, por 2 vezes deu timeout na conexão, e voltou para a tela do formulário, até que na 3a tentativa, surgiu um tela dizendo "sucesso" com um botão me redirecionando para o iPod Touch January Update.
Aí já estava feito... Cliquei em Buy, pediu novamente minha autenticação, e o download já começou...
Apareceu uma tela com uns passos para atualizar o iPod:
- Firmware 1.1.3

- Conectar o iPod na USB
- Clicar em Sync
- Desconectar o iPod

Quando fiz isso, os ícones já estavam criados no Home de meu iPod Touch!

Uns 2 dias se passaram, e a cobrança ainda não constava em meu cartão de crédito. Foi quando no terceiro dia recebi um e-mail da iTunes Store, confirmando os itens que havia comprado e o valor pago: US$19.99 + tax US$0.20. Fui conferir no site da minha operadora de cartão, e já estava constando a compra no valor de USD20.19.



Sobre meu cartão, é um cartão Premium do banco Santander/Banespa, com bandeira MasterCard e é internacional.

Enfim, não sei explicar o porque outras pessoas estão recebendo mensagem de erro. Não sei até que ponto meu banco ser "internacional" (o Santander é um banco Espanhol se não me engano) possa influenciar nisso.

Pediria, por favor, se outra pessoa tiver o mesmo cartão que eu, que faça um teste para ver se dar certo. Pode ser qualquer compra na iTunes Store! Falando nisso, para garantir que continua funcionando, já comprei 2 albums na iTunes Store, recebi o e-mail de confirmação da compra e já foram cobrados em meu cartão.

Uma outra alternativa para quem não conseguiu utilizar o cartão de crédito, seria comprar o Apple Gift Card. Como ainda não utilizei esse método, não posso explicar aqui! Mas, se alguém tiver um "tutorial" sobre como fazer a compra com ele, me mande que eu posto aqui!

3 comentários:

Anônimo disse...

Luis Godoy, tentei criar várias vezes a Apple ID utilizando cartões internacionais visa e master do BB sem sucesso. Então tentei com o cartão Mastercard Santander Banespa e funcionou da forma como vc relatou. Comprei o upgrade jan/2008 (já instalado) e um filme também. Valeu pela dica!
João Siqueira

Mário disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Mário disse...

Comprei um Gift Card de US$25.00 no Mercado Livre. Protamente o vendedor me enviou a foto do cartão com o código.
Entrei na iTunes Store através do iTunes. Já tinha um ID da Apple Store com um endereço conhecido dos EUA.
Na home da iTunes Store, clique em REDEEM coloque o número do cartão (Gift Card) entre com sua Apple Id e senha anteriormente criada e seja feliz! Ainda sobrou US$5.00 para gastar na iTunes Store para comprar algumas músicas.
(Não é necessário nenhum cartão de crédito!)