sábado, 1 de agosto de 2009

Ligando o Mac na TV

Há uns 2 meses mais ou menos, adquiri minha primeira TV de LCD. Comprei uma LG de 22" (modelo 22LG30R).

Por não ter tanto espaço no quarto, e estar cansado de utilizar a tela de 13,3" do meu Macbook, pensei em unir o útil ao agradável e utilizar essa TV como monitor para meu Macbook.

Primeiramente o que eu precisaria? Na época eu tinha um Macbook White, então precisei de um adaptador mini-dvi para dvi e um cabo HDMI/DVI. Depois que troquei de Macbook tive que trocar de adaptador também passando a ser um mini displayport para dvi.

Como todo bom ansioso, comprei essa parafernalha no mesmo dia que a TV! Eu não ia aguentar utilizá-la só como TV, sabendo que ela estaria ao lado do meu Macbook na minha escrivaninha.

Assim que cheguei em casa conectorizei tudo e........ que decepção! Uma baita TV dessa com qualidade HDTV, resolução de 1680x1050, utilizando uma resolução de 1600x900 e mesmo assim a imagem ruim!!

Continuei utilizando assim, mas sempre com uma pulga atrás da orelha...

Certa vez comentando com o pessoal do trabalho sobre isso, um deles me disse que o ideal é utilizar a resolução NATIVA da TV. Ou seja, 1680x1050!!

No mesmo dia corri para alterar a resolução e, para minha surpresa, essa resolução não estava disponível!! Dessa vez a decepção não foi com a TV, mas com o Mac OS.

Depois de muita pesquisa, encontrei diversas pessoas com o mesmo problema de resolução. Uns dizendo que isso aconteceu depois da atualização para o 10.5.7. Ahhhh, mas tinha de haver uma solução!!

Eis que em um fórum um dos caras comentam a respeito de um pequeno software chamado SwitchRes X Control. Segundo o autor da postagem, com este software você pode definir qualquer resolução.

A configuração do software é bem simples, mas algumas informações técnicas são necessárias. Como por exemplo a resolução propriamente dita e pelo menos as frequências vertical e horizontal. Sabendo estes dados já é possível configurar.

Após fazer a configuração e aplicá-la, é necessário reiniciar o Mac OS. Assim que iniciou, percebi que não realizou alteração alguma!!! Aí vem o detalhe fantástico do software: ele disponibiliza a resolução no painel de configuração de monitor do próprio Mac OS, portanto é necessário selecionar a nova resolução!

Feito isso, tudo ficou lindo, perfeito! Para melhorar mais um pouco, fiz uma calibragem das cores para deixá-las mais vivas.

Enquanto a Apple não lança a atualização 10.5.8 do Mac OS, a solução é utilizar o SwitchRes X Control. =)

PS: Gostaria de agradecer ao comentário do amigo Emerson Camara, incentivando a continuação do blog.

2 comentários:

Mário Henrique disse...

Uma pergunta, o próprio DVI trasmite o áudio ou é necessário ligar pelo cabo do fone?

Abraços!

Renato Camarão disse...

Muito grato, irmãozinho! Estou com o mesmo problema com meu mac white. Vou tentar sua solução.
Abraço!!!