domingo, 9 de agosto de 2009

GarageBand: um estúdio profissional aí no seu Mac (parte 1)

O leitor Farley Rangel me enviou um e-mail esta semana com algumas dúvidas em como ligar a guitarra no Mac e utilizar o GarageBand para fazer gravações.

Resolvi dividir o post em 2, já que o assunto é extenso. Nesta primeira parte irei falar um pouco sobre o GarageBand e como conectar o intrumento no Mac. Na próxima parte, falarei mais especificamente em como utilizar o GarageBand.

Primeiramente tenho que dizer que sou um "músico de fim de semana". Toco violão e guitarra há uns 10 anos, tenho uma banda de hardcore chamada Fake Toyz, mas não sou nenhum profissional.

Graças a minha experiência com a banda (já estamos juntos há 5 anos), tive a oportunidade de ir algumas vezes a um estúdio profissional para gravarmos algumas músicas. Isso me fez conhecer um pouco mais a fundo o que é necessário para gravar uma música, os equipamentos, etc...

De cara já digo: a maioria utiliza um Mac para gravar e editar as trilhas. Claro que um estúdio de gravação utiliza um hardware profissional e um software profissional (no caso, ProTools), mas posso dizer que a Apple conseguiu chegar muito perto desse profissionalismo com o GarageBand.

Para quem não sabe o GarageBand é um software de gravação e editoração de músicas e ele vem junto com todo Mac no pacote iLife.

O GarageBand possui diversas funções além da gravação. É possível fazer parte de uma "banda virtual", onde você configura diversos instrumentos para te acompanharem, na versão 9 do GarageBand é possível assistir a video aulas onde músicos (inclusive famosos) te ensinam a tocar desde os primeiros acordes até músicas inteiras.

Você pode conectar seu instrumento no Mac utilizando cabos firewire, usb ou P2 diretamente na entrada de áudio do Mac (audio in). No caso do meu Macbook (Mid 2009), a porta de entrada de áudio é a mesma da saída de audio, e é necessário configurá-la no Preferências do Sistema para a função de entrada de audio.

A primeira dúvida do Farley foi com relação a qual cabo utilizar para conectar a guitarra no Mac. As guitarras possuem entradas P10, e a entrada de audio do Mac é P2. No meu caso eu utilizo um cabo de audio auxiliar que tem 1 ponta P2 de cada lado e um adaptador de P2 para P10 para conectar na guitarra. Há cabos prontos para vender que são feitos para isso: uma ponta é P2 e a outra P10. Existem cabos mais profissionais, inclusive com redutor de ruído, que melhoram muito a qualidade do som.

Com a guitarra no colo e o cabo ligado no Mac, é hora de abrir o GarageBand. Mas isso fica para o próximo post!




3 comentários:

farley disse...

Luis, que show cara. Valeu mesmo! Nunca ví nesses anos de internet e blog, tanta atenção com e leitor. Gostei mesmo de receber seu e-mail e de vir aqui para ler o post/matéria. Quando for escrever o outro post, queria mais detalhes, se possível, da seguinte forma: o plugue P2 usado na entrada IN do MacBook deve ser o plugue P2 estéreo (o mono acho que fecha curto-circuito na entrada)? No caso de ser estéreo, qual dos dois positivos do plugue deve ser ligado? Eu fiz o cabo P2 estéreo numa ponta e P10 mono na outra. Fiquei na dúvida pq temo fechar curto-circuito na entrada do MacBook (o meu MacBook é White) e de perder áudio na entrada ligando apenas um polo do plugue estéreo.

abs,

Farley

Fabio disse...

Muito bom o tutorial....parabens!
Mas quando colocamos o P2 na entrada, é possivel ouvir o som pelos alto-falantes? e se quiser ouvir em caixas externas? como fa'co?

Anônimo disse...

VALEU LF DE GODOY!!! MUITO BOM! HOJE COMEÇANDO A CONECTAR MEU VIOLAO ELETRICO COM MEU MACBOOK PRO 13. A DICA DE MUDAR A CONFIGURACAO DE SAIDA DE AUDIO PRA ENTRADA FOI MUITO BOM. ME DIZ SOBRE AS DICAS DO GARAGE BAND OK? ME ENVIA O QUE VC TIVER
ABRACAO E PARABENS.. SOU UM TOCADOR DE VIOLAO/GUITARRA SEM GRANDES INTENCOES..
antonio ogando