quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

Coconut Battery: Acompanhe o desempenho de sua bateria

Você acabou de adquirir um MacBook ou MacBook Pro ou até o novíssimo MacBook Air? Uma dica imprescindível para o uso do seu novo MacBook, é tomar cuidado com a bateria!

Um dos componentes mais importantes de um laptop, e que se desgasta com o tempo, é a bateria. O cuidado essencial que você tem que ter, é saber calibrar a bateria para prolongar a vida útil dela. O próprio site de suporte da Apple, dá dicas de como fazer para calibrar sua bateria.
Um dos cuidados mais simples é, sempre que for utilizar a bateria, usá-la até o final e só depois de o seu computador entrar em repouso ou desligar, você ligá-lo a corrente elétrica.

A vida útil de uma bateria para os MacBooks, dura em média 300 ciclos. Mas, o que seriam esses ciclos? Cada vez que você utiliza a bateria até o final e depois a recarrega, é contado um ciclo. Caso você não utilize a bateria até o fim, mas ligue na corrente elétrica, também será contado um ciclo. E como eu posso acompanhar esse ciclo? No item "Visão do Sistema", você entra em "Alimentação" e lá terá o valor de ciclos de bateria. Para entrar na "Visão do Sistema" existem 2 maneiras: Clique na maçã no topo da tela, e depois vá em "Sobre este Mac". Uma nova tela aparecerá com algumas informações, então clique no botão "Mais informações". Outra maneira de acessá-lo, é ir em Aplicativos, Utilitários e Visão do Sistema.

Uma maneira ainda mais fácil de acompanhar o desempenho de sua bateria, inclusive fazendo um Log de utilização, é utilizando o software Coconut Battery. Este software é gratuito, e pode ser encontrado aqui . Nele você acompanha a capacidade atual de sua bateria, a capacidade máxima que ela está aguentando (depois de alguns ciclos ela diminui a capacidade), a "idade" do seu Mac, quantos ciclos de bateria já foram gastos e se você está carregando a bateria no momento. Além da opção de salvar o atual status da sua bateria para controle!



Com certeza uma ótima aplicação para quem possui MacBooks! ;)

Nenhum comentário: