terça-feira, 22 de setembro de 2009

Office 2008: como instalar no Snow Leopard sem ter que instalar o Rosetta

Uma das principais mudanças do Snow Leopard, foi o fato de ele ser exclusivamente para Macs com processadores Intel. Isso pode trazer muitas vantagens... e também alguns problemas!

Isso não quer dizer que ele não suporte softwares feitos para PowerPC. Graças ao Rosetta, software de tradução de instruções PowerPC para Intel da Apple, é possível executar aplicativos compilados para PowerPC no Snow Leopard.

No caso do Snow Leopard o Rosetta deixou de ser instalado por padrão, provavelmente para forçar os desenvolvedores a criarem aplicativos exclusivamente para Macs com processadores Intel.

O Office 2008 é um dos softwares que foram compilados em PowerPC e necessita da instalação do Rosetta. Ou melhor, necessitava.
Se você optar por fazer a instalação padrão do Office 2008, ele irá solicitar que instale o Rosetta para que ele seja executado. E é exatamente isso que não queremos!!

Sendo assim, encontrei um passo-a-passo para instalação do Office sem a necessidade do Rosetta. Isso é possível, pois os Service Pack que foram lançados pela Microsoft, corrigiram essa necessidade de ter o Rosetta instalado.

O primeiro passo é baixar as atualizações do Office:
Microsoft Office 2008 for Mac Service Pack 1 (12.1.0) (180 MB)
Microsoft Office 2008 for Mac Service Pack 2 (12.2.0) (297 MB)
Microsoft Office 2008 for Mac 12.2.1 Update (24 MB)

Feito isso, insira o disco do Office 2008 e abra uma janela do terminal. No terminal, digite:

sudo installer -package /Volumes/Microsoft\ Office\ 2008/Office\ Installer.mpkg/ -target /

Isso forçará a instalação do Office. Um ponto negativo é que não é possível selecionar quais aplicativos do Office deseja instalar. Por padrão ele instalará todos! (caso alguém descubra, por favor, mande um mail!)

Os próximos passos são simples: instale as atualizações do Office na ordem que você baixou (1, 2 e 3).

Pronto! Agora temos o Office 2008 sem ter instalado o Rosetta! =)

3 comentários:

Guto Andreollo disse...

Pelo que eu vi no meu note, isso num eh necessário se vc fizer um upgrade (ao contrário de uma clean install) do Snow Leopard. Pelo menos, não no meu caso que já tinha o office até a ultima versão instalado!

[]s

farley disse...

Estou sentindo falta de novas matérias suas. abs

Anônimo disse...

Eu odeio essa união do MAC com o "windows"(com minúscula mesmo) pois eu não gosto que um macbook ou qualquer outro produto Mac tenha união com o windows, pois nunca achei nessesário, quem usa windows fá se ferrar e quem usa MAC, parabéns!!!!