sábado, 15 de agosto de 2009

GarageBand: um estúdio profissional aí no seu Mac (parte 2)

Logo que você abre o GarageBand, ele já te pergunta o que quer fazer: Um projeto novo de Piano, Guitarra Elétrica, Voz, "Loops", Teclado, Instrumento Acústico, Compor Letras, Podcast e Filme. Além disso no menu da esquerda é possível selecionar: Aprenda a Tocar, Loja de Aulas, Magic GarageBand e Toque do iPhone.

Como dito anteriormente, vamos nos focar em Guitarra Elétrica.

Bem, ao longo da semana o Farley me questionou a respeito do cabo, se ele é estéreo ou não, e se teria algum problema em utilizar um cabo mono. No meu caso, o cabo auxiliar que eu uso é estéreo sim, desses que você compra para ligar o MP3 Player no som do carro. Não sei dizer se o plug P2 Mono pode fechar algum curto-circuito, como você perguntou. Pesquisei na internet, mas não encontrei nada!!

Feito a seleção para um novo projeto de Guitarra Elétrica, aparece uma tela para selecionar onde vamos salvar o projeto, e algumas configurações musicais. Como não somos grandes músicos, e acredito que vamos utilizar o GarageBand mais para improvisos, é melhor não mexer no que vem por padrão! rs... (quem tiver noção sobre Compasso, Andamento e Tom, pode arriscar e alterar!!)

Na tela seguinte, temos o estudio propriamente dito! Do lado esquerdo, temos uma coluna onde podemos inserir novas trilhas, inclusive de outros instrumentos. Na coluna do meio temos o andamento da trilha, ou seja, é ali que vai mostrar o que estamos gravando. Na coluna da direita, temos as opções de amplificadores e pedais, além de opções de acústica ao clicar em Trilha Principal.

O GarageBand possui uma série de amplificadores dos mais variados estilos, além de dispor de quase todos os pedais de efeitos existentes.

Os amplificadores, mesmo que virtuais, servem para simular o som de um amplificador real. Existem amplificadores que são melhores para sons limpos, existem os amplificadores para sons pesados, amplificadores que simulam um amplificador valvulado... enfim...

Para selecionar, basta clicar nas setas que aparecem ao lado do amplificador. Se quiser alterar algumas configurações (como ganho, grave, etc), basta dar um duplo clique no amplificador. O mesmo serve para incluir ou remover um pedal. Para configurar o pedal, basta clicar uma vez em cima dele.

No meu caso, eu utilizo um amplificador com 4 falantes e 1 cabeçote, e não dispenso os pedais de Overdrive e Distorção.

Para iniciar a gravação, é necessário clicar no botãozinho redondo (REC) na coluna da esquerda e deixá-lo vermelho. Assim, estamos dizendo para o GarageBand que iremos gravar aquela trilha. Depois, basta clicar no botão vermelho (REC) na barra de baixo. Ah! Mas antes de gravar, não esqueça de afinar sua guitarra! Para isso, clique em Controle, Mostrar afinador no LCD.

Aqui no meu Mac enfrentei alguns problemas com delay. Não aquele do pedal, mas aquele que faz demorar o retorno do som. Isso atrapalha demais na hora de gravar...
Caso alguém saiba como resolver isso, por favor, mande-me um e-mail!

Espero ter ajudado!!! Dúvidas e sugestões já sabem: luisfgodoy@gmail.com

Um abraço

4 comentários:

farley disse...

Luiz, gostei de ler o artigo. Acerca do delay, já li outras pessoas comentando o problema, mas nada de solução. Quanto ao cabo/plugue entendi que a parte P@ estéreo, a que liga no Mac, mas quanto ao que pluga na guitarra? É simples, certo? Mas, no plugue menor temos três partes (e três fios) na parte maior (a que vai na guitarra), temos dois fios. Como ficaria essa ligação de três fios numa ponta e dois na outra? Seriam ligados somente o "vivo/positivo" de um e de outro, além do "neutro/malha"? Vc está usando no artigo o Garageband 9? O meu ainda é o 8 :(

farley disse...

Olha só esse vídeo (http://www.youtube.com/watch?v=MgODBefk7ac&feature=fvsr). Talvez ajude quanto ao delay.

Unknown disse...

Muito bom ouvir isso!
Estou comprando meu macbook pro
e já que toco a 6 anos violão e piano digital a 2 anos vai estar me ajudando muito nas composições...

Gostaria de saber se o garageband já vem integrado no sistema desses novos macbooks? e também como que fica a gravação se é límpida, sem ruídos, claro que depende muito do cabo, mas no caso, eu tenho um p2 e p10 como que fica a gravação de microfone, violão e teclado?

Anônimo disse...

Olá, para vc não ter esse atraso de tempo entre vc tocar uma nota e ela sar no auto-falante ou fone, vc precisa de um interface de audio por causa da latencia entre por causa da conversão do som analógico para o digital. Uma saída mais barata são os gadget feitos especialmente para progamas usados em Mac OSx, iPhone e iPad como o iRig, Ampkit e o Apooge Jam.